terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Só...somente só...

A solidão é minha melhor companheira, só ela me entende, e deve ser ela que irá me aquecer hoje, por que no fim, nascemos, crescemos e um dia ficaremos sós, o maior desafio da vida talvez seja vivermos com nós mesmos, viver a soldão do banheiro, das reflexões e dos sonhos, afinal
a solidão nos preenche e nos completa, um salve para a solidão.

Só, eu vivo sem viver,
no pó, da madeira moída,
que cai do forro antigo,
só eu moro no nó,
da madeira cortada, que dó,
assim, eu vivo sem viver.
 
Engato a primeira pra trás,
a ré, me afasto,
"cincoenta" pés,
viver só, não é morrer
é só viver, não é?
e dar o que der.
 
Viver só, é amar a si mesmo,
egoísmo declarado,
pois, viver junto,
nunca foi tão complicado
nunca foi tão delicado.
viver sitiado, amando os outros
viver doando, cedendo, sem sede
viver cagando, cagar só.
 
A solidão é a melhor companheira
mas, não é pra vida inteira.

Bolo de aniversário...

Diz a lenda que, se reunirem alguns ingredientes, e aquecê-los a uma determinada temperatura, eles se fundem formando uma massa, macia e granulada, capaz de encantar qualquer paladar, mesmo os mais desavisados, mas, para encantar, o bolo passa por um processo difícil, tem que ser batido e enfrentar altas temperaturas.
A vida me bateu, me fez andar por caminhos tortuosos, passar por curvas sinuosas, e descer ladeiras tão ingrimes que me fizeram chorar.
Eu desejei a morte, desejei uma companhia, um recheio, com leite condensado para aliviar a minha dor, desejei, que ele me olhasse nos olhos, e segurasse minha mão, sem pestanejar, que reconhecesse o meu sofrimento e mais o meu desejo de fazer a coisa certa e não batumar numa vida completa, discreta, mas, unida.
Depois de batido, mau minhas feridas curaram e enformaram, e eu querendo voar, me aprisionaram, e me prenderam, numa sala quente, fervendo, e o calor era insuportável, mau entendi o que estava acontecendo até que dormi, e sonhei, sonhei que o tempo estava mudando e que o calor deu lugar ao frescor, que deu lugar ao amor, no lugar da dor.
Mesmo queimando, suando, tentando e não conseguindo, o fruto do meu suor não era reconhecido, por que agora não era nada, tudo que fiz, tudo que quis, tanto que apanhei, não valeu de nada, e pareci que eu nada aprendi com isso, mas queimando por dentro, na verdade eu estava mudando, e mudando para pior, por que o meu leite condensado, não estava lá, estava pedindo para abrirem o forno, e o choque, seria mortal.
Depois de um tempo acordei e senti a mão que envolta em um pano me pegava , com pressa e me livrava, daquele inferno, estava tão preocupado com aquela situação, que nem percebi que eu estava diferente afinal havia crescido, estava mais fofo, mais macio, não sei como explicar a diferença, me sentia leve, o pior já passou.
Acho que agora eu sei, o que aconteceu, eu cresci, me fortaleci, mas, não me culpe de omissão, não me culpe de não ter ligado, afinal todos somos vítimas do acaso, da grande fervura que é a vida, e a vida assim como a batedeira, dá voltas.
Ouvi dizer mesmo sem querem, de tão alto foi o berro:
_ Sinhá pega o leite condensado.
_ Iii... dona o leite condensado, acabou.      




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Morte e vida

Eu estou morrendo, certo,
lentamente, até outro dia,
a cada segundo, bem perto,
caminho para meu último suspiro.
a cada trago, a cada gole
a cada pensamento,
me multiplico, antecipo
minha dor, dor de morrer,
nesta curta existência.
não irei persistir, e nem resistir
quando ela chegar.

Caminho para o inevitável
aos passos largos do tempo,
para o indescritível momento,
que no último suspiro, do azar,   
ela me abandonar,
como a areia que se desfaz no vento,
a cada piscar de olhos,
a cada lágrima que se espalha na retina,
umedecendo minha menina,
a cada "tic" do ponteiro
a cada "tac" do dia a dia,
o tempo vai se despedindo
e a morte se aproximando,
ausência, de vida
clemência, de perdão,
tenência, retidão, gratidão.

A vida é uma jóia de cobre
coberta por zinabre,
oxída, muda a cor
furta a cor, cinza
A morte é uma jóia de cobre
limpa, purificada pela dor
silenciosa dor, preta.

A cada formigamento, coceira,
entre espasmos e roncos
entre a vida e a morte,
no meio dos troncos, secos
entre o sul e o norte
em qualquer lugar, 
que não seja agora
a vida me diz: _Até mais.

e a morte me chama,
vagarosa, charmosa,
sussurrando, quase cantando,
me marcando, me encarando
de longe, louca, quente e fria
como brincadeira de criança
vive e morre até um dia
qual dia?
que se aproxima,
para que eu possa vê-la.
para que eu possa senti-la
para que eu possa vive-la
ela a morte por inteira.

até lá eu vivo,
até lá eu corro
até lá eu morro

se Deus quiser...




Cuba Livre

Eu prometi para mim que não iria comentar, mas, ...
Sobre a Blogueira "Yoani Sanches"
Eu estava vendo a entrevista que ela concedeu a TV cultura, no programa roda viva, um programa muito bom, por sinal.
Vamos lá, eu geralmente tenho uma postura socialista, em relação a política, me considero por assim dizer "de esquerda", por achar que o socialismo é a evolução do capitalismo, e mais tarde eu vou explicar o por que, ao contrário do PSDB, que é de esquerda, mas, não é socialista.
"Conceitualisando".
O socialismo é um sistema de governo, onde o Estado é forte, e proporciona a sociedade, além da igualdade de direitos a igualdade de deveres, é um sistema intrigante, pois, não há exemplos reais que possamos levar em conta, a não ser a igreja primitiva, aquela fundada por Cristo, logo após sua morte, onde o exemplo de Ananias e Safira, que deveriam doar os recursos conseguidos pela venda de uma propriedade, para a igreja, e viver como cristãos, na igreja, então a igreja seria o Estado e forneceria alimentação, segurança, educação, saúde, e onde tudo seria partilhado com a sociedade; este exemplo, sabe-se que foi engolido, por nero e adaptado a religião pagã, pelo catolicismo.
O socialismo, trata-se de um sistema pré comunista, que começa a excluir a instituição governo e partilhar mais democraticamente o que é comum, ao individuo.
Cuba.
Em Cuba, a revolução comunista, se tornou, uma ditadura socialista, pela dificuldade de se implantar o comunismo em um país isolado economicamente pelos embargos capitalistas, liderados pelos EUA.
Este é o principal fator que o governo Cubano alega, para agir com autoridade suprema do Estado, em relação a liberdade de expressão e aos "direitos humanos", por assim dizer.
Yoani Sanches é uma blogueira que a princípio, luta contra a ditadura em cuba, e não contra o regime socialista, ela quer viver a democracia, que encontrou na suíça, onde morou por dois anos.
A questão é, por fim, o que é a democracia? É o governo do povo pelo povo? É o que se vive no Brasil? É o que se vive na Suíça? qual a experiência humana de regime democrático? a Grécia antiga? Democracia não existe por dois motivos, o primeiro o interesse privado, que nos induz a comprar um carro mesmo não querendo, mas, para fazer parte de um grupo de pessoas que possuem carros, e a democracia não existe por que não existe representação do verdadeiro povo em um sistema político, (usando como exemplo o Brasil), pois os políticos geralmente pertencem a uma classe social, tem um nível de cultura, tem acesso a informações e tem interesses próprios diferentes da maioria, analfabeta ou semi- analfabeta que é o povo brasileiro, as minorias que formam a maioria do povo brasileiro, não conseguem ser representadas pelo sistema democrático, por um simples problema de quorum.
Dentro de um processo evolutivo humano, histórico, político, acredito que cuba, se não for influenciada por fatores externos, achará seu caminho para a democracia, talvez se utilize de sistemas de governo alternativos, como o parlamentarismo, melhor ainda do que o presidencialismo, vivido no Brasil. o fato é que neste caminho, o que se conquistou em Cuba, como uma sociedade meritocrática, valor que não temos hoje em nenhuma das esferas da sociedade, a questão da formação do ser, antes da aquisição do conhecimento, o valor de igualdade, o valor do comum, do esporte, da medicina preventiva,  e outros valores conquistados em Cuba, não se percam.
Não se engane Yoani Sanches em achar que o "capitalismo" num país "democrático", acabará com as problemáticas Cubanas. Aqui e nem lugar nenhum é o paraíso, não confunda poder de compra com qualidade de vida, por favor. A felicidade não esta num café em Zurique, nem num charuto Cubano, a felicidade está no compartilhar a igualdade e fazer parte disto é um sonho.        

A Noite de Argo

Seguindo a tendência que ninguém queria seguir, na base de um espetáculo musical, e político, mais difícil de prever o Oscar, é entender o que se passa na mente dos artistas norte-americanos, a premiação contou com a presença virtual de Michelle Obama, e virtualmente premiou o melhor filme "Argo", e em relação ao mundo virtual o filme a "life of P.I.", com 4 estatuetas mostrou o gosto norte-americano pela tecnologia, mais uma vez, até o ursinho Teddy estava lá, agora, o dó mesmo foi para "Lincoln". Prometeram 12 estatuetas e lhe deram 2 apenas, e o Spielberg estava lá, assim como também o musical, "Los Miserables", com o Volverine, enfim, o Oscar foi essa bagunça sem ponto e sem virgula que ninguém entende, mas, que todo mundo sabe quem não vai ganhar.   

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Eco do amor...

_Eu te amo; _Eu te amo,
algum desavisado, dirá:
É o eco, a gritar?
ou um sentimento que calado.

De repente rompendo o silêncio
como se apagasse um incêndio,
um furor, por resposta que flameja
e que o coração, ouvi-lo almeja

Por fim ecoa, num timbre suave
meigo, é ela que fala, sem censura,
cantado, como um gorjeio de ave,
falado, em tom de doçura

Rompendo o silêncio,
na velocidade do som
eu te amo, eu te amo outra vez
e de repente um, dois filhos
e quem sabe três.

e o eco morreu de solidão,
sem amar ninguém,
sem saber que tem,
do outro lado do trem.... piuí, piuí.

eu não, por ela,
pelo eco respondido,
pelo amor sentido,
pelo amor ecoado e refletido.

Grande Oscar 2013

Parece que agora vai, o Oscar, uma das maiores premiações do cinema mundial, quer gostem ou não os cinéfilos de plantão, trará surpresas neste ano, uma delas é que a crise dos roteiristas finalmente  chegou ao fim, as histórias estão muito boas, e as produções milionárias vão agradar muito.

Destaque para "Lincoln" do diretor Steven Spielberg, que ultimamente esta vendo muita televisão (veja o filme que você vai entender); "Argo" com o Ben Affleck como ator e diretor, um filme político, que fala sobre o Irã; "As Viagens de P.I." tem um dedo brasileiro no romance que originou o filme, conta a história de um menino e um tigre a deriva no oceano; "A Indomável sonhadora" também promete nesta edição do premio da academia. No total são 9 filmes indicados ao melhor filme, e o Brasil está fora... por enquanto.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Silberner Bär

O prêmio maior do cinema alemão, O Festival de Cinema Alemão, que aconteceu de 7 a 17 de fevereiro de 2013, premiou, com o urso de ouro, o cinema romeno, através do filme , "Child's Pose", do diretor Calin Peter Netzer, este drama, conta a história de uma mãe que tenta usar a posição social para tirar seu filho da cadeia, o que parece ser um enredo de corrupção, muito se assemelha ao cotidiano brasileiro, porém com um desfecho diferente.
A grande surpresa foi o catador de sucata que levou o urso de melhor ator ao interpretar ele mesmo, no filme " Episódio na vida de um catador de sucata" que conta o drama de sua família, no qual sua esposa grávida, tem o complicações na gravidez, e seu filho acaba morto, sem dinheiro para retirar o feto, passa a viver o drama de conseguir a operação para a retirada do bebê.

A premiação teve como pano de fundo a dura realidade da vida, a corrupção humana, e o protesto político.

Veja a lista de alguns dos principais vencedores:

Urso de Ouro - Melhor FilmeChild's Pose, de Călin Peter Netzer

Urso de Prata para o Melhor Diretor
David Gordon Green, por Prince Avalanche,

Filme americano estrelado por Paul Rudd (ligeiramente grávidos) e Emile Hirsch ( Na Natureza Selvagem).

Urso de Prata para a Melhor Atriz
Paulina Garcia, por  "Glória"


Urso de Prata para o Melhor Ator
Nazif Mujic, por An Episode In The Life Of An Iron Picker ( esse que eu comentei)

Urso de Prata para o Melhor Roteiro
Closed Curtain, de Jafar Panahi

Menção Honrosa
Inch’Allah, de Anaïs Barbeau-Lavalette

Panorama
Inch’Allah, Anaïs Barbeau-Lavalette

Fórum
Hélio Oiticica, de Cesar Oiticica Filhofilmes de ficção 2013
The Broken Circle Breakdown, de Felix van Groeningen, Bélgica/Holanda

2º LUGAR
Você Nunca Disse Eu Te Amo, de Bruno Barreto, Brasil. Esse foi o único representante brasileiro do festival. muito bom esse filme, artisticamente um sucesso de crítica

3º LUGAR
Inch’Allah, de Anaïs Barbeau-Lavalette, Canadá/França

Documentário 2013
The Act Of Killing, de Joshua Oppenheimer, Dinamarca/Noruega/Reino Unido

2º LUGAR
Salma, de Kim Longinotto, Reino Unido

3º LUGAR
A World Not Ours, de Mahdi Fleifel, Líbano/ Dinamarca /Reino Unido
When I Saw You, de Annemarie Jacir

PEACE FILM PRIZE
A World Not Ours, de Mahdi Fleifel

Crystal Bear para Melhor Curta
The Amber Amulet, de Matthew Moore, Austrália

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cultura importada, praticada, ouvida e cultuada

Por quê que no Brasil se importa tanta cultura, existe um sentimento anti-nacionalista, no brasileiro, que o diga Eike Batista, um dos únicos que acreditam no Brasil, como potência cultural.
O Brasil tem religiões próprias, a Umbanda, o Candomblé e o Santo Daime, temos artistas plásticos mundialmente conhecidos como Portinari, Tarcila do Amaral, Di cavalcanti, Anita Malfatti, Alfredo Volpi, na literatura, Machado de Assis, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Folclore, História,  por que será desta aversão ao produto nacional?
No Brasil só se cultua o futebol, que é um esporte originário na Inglaterra, e o Carnaval, que o brasileiro por necessidade política teve que fazer alterações e aí então, conseguir originalidade.
por que, quer queira quer não a relação de cultura é sim uma relação comercial, de oferta e procura, mas, por que o brasileiro não procura, ou não consome a cultura brasileira?

Sim...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Macunaíma ainda vive.

Sentado na forca da jaqueira, nosso herói, recordava os casos das histórias que viveu em São Paulo, e no Rio,  atrás de Muiraquitã, lembrava do tempo que fora imperador das sete colinas, e quase chorou de saudade, só não chorou por que deu preguiça, levantou os braços pra cima, alongou e abriu a boca num bocejo, depois,  espreguiçou, meio troncho, baixou a cabeça e foi encolhendo como tatu, até que pegou a depressão, doença da cidade que já tinha ouvido falar, da uma tristeza e uma vontade de brincar, mas, dá preguiça, mais ainda, foi ter com Uberará pra toma remédio.
Uberará era médico experiente, sabia do mal da cabeça, e do fígado, logo Uberará juntou numa colher, água de tamarindo, leite de mamão e loquat seca, e macunaíma não queria toma de jeito nenhum, só tomou depois que abriu a boca no pisão que levou do Uberará, o coisa ruim, mal tomou e já fez trovoada na barriga, de um jeito que até a vontade de brincar passou, foi direto pro meio do mato e parecia com um raio saiu correndo, de vereda e passou o resto do dia, quase até o amanhecer lá na moita, obrando, a depressão passou, e pra sair de lá, gritou_ ai, que preguiça !

"Muita saúva e pouca saúde, os males do Brasil são"   

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

13 de fevereiro

Em homenagem ao aniversário de 91 anos, da Semana de Arte Moderna, neste dia 13 de fevereiro esta sendo inaugurada a divulgação eletrônica de um fanzine que vai falar sobre cultura, religião e política, a versão impressa estará pronta até o dia 1 de março, e estará disponível em pontos estratégicos pela cidade de Indaiatuba e na região.     

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sema ana, de ar te, mode erma

faz 91 anos que eu não te vejo,
por onde andou essa prosa,
e como anda
e a quantas anda

vichi...muita coisa mudou
a tal da tecnologia
você não vê eu.
to escrevendo, não sei,

ta bem, pergunta de você sempre
depois que ficou famosa
o que? é...
muitos morreram, é a luta né.

Cultura armada

Zoom bah zine
Zoom
Bah
Zine

Passou um carro correndo
Zoom...
não deu nem pra ver a cor.
o "catarina" que estava do lado disse
_Bah!
O jornalista publicou
Zine

Tava na boca do povo.
sem cheiro de ovo
na cara do artista
apontando e dizendo
é um assalto me passa o conhecimento.

Zoom bah zine
Bandido rendido...
pela cultura armada.
outrora amada, hoje esquecida.


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Cultura e identidade

Cultura é você... basta parar para ver, abra seus olhos a arte esta diante de você...


O drama da ignorância do riso

No senado tem marmelada?
Tem sim senhor...
No Brasil tem goiabada?
tem sim senhor...
Atenção criançada... o Político roubou

A corrupção no Brasil, sempre existiu em todos os setores do governo, a burocracia facilita o mal intencionado, desde o picadeiro até o mastro principal, lá habita um corrupto, até que nos seja revelado.


Renúncia do Bento VXI

O impacto da renuncia do papa por falta de forças, é um sinal de que a posição conservadora da Igreja Católica, esta perdendo sua força? Este império construído por indulgências e massacres culturais, agora se vê enfraquecido. Em pleno Carnaval a o peso da carne falou mais alto, no meio dos 40 dias pra fortalecer o espírito, a carne pesou de novo. Se o papa com 85 anos já não aguenta mais, imagina a igreja com mais de 1500 anos, a dura realidade é que não adianta frear o progresso, há de se estabelecer uma filosofia que se adeque a realidade humana, Igreja, sejam bem vindos ao século XXI, bem vindos ao casamento gay, bem vindos a pesquisa com células tronco, bem vindos aso principio do seu fim.
E o Papa negro, segundo a profecia de são Lázaro, o penúltimo papa antes do fim... aos fiéis sejam firmes na fé, mesmo que seus corpos não aguentem mais, que o o diga a santa Joana D'arc, ela também sucumbiu a vontade da igreja, e espero que me perdoem os fiéis, assim como concederam perdão a todas as Joanas.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Samba, Carnaval e Futebol

Espera aí, para tudo, o samba é duas vezes paixão brasileira, o samba por si só é o ritmo que impera no carnaval? E o Maracatu, bem lembrado, mas, é filho do samba,  e tem mais filhos, o Axé, salve Luiz  Caldas, o pai do Axé, entre outros ritmos.
Salve a Bahia de todos os santos, salve o Rio de Janeiro, isso é samba ou geografia? A origem do "semba", ritmo africano, sua cultura, suas tradições, da mitologia africana, ao Candomblé, a Umbanda, salve, no ritmo da macumba, e caixinhas de fósforos, é quem não gosta de samba ou é ruim da cabeça, ou doente do pé, o samba, o samba de uma nota só, como que mexe com o brasileiro este ritmo, passa por todos os ritmos brasileiros.
Essa batucada, louca.
Esse "mix" de política, geografia, tradição e religião, quer coisa mais brasileira que o samba?
Mas não contente com o samba tem esse tal de carnaval, quer coisa mais brasileira que o carnaval? E é no carnaval que todo mundo samba e no samba que tudo acaba.
E o futebol, "a arte de sambar com uma bola"...é... não dá pra fugir do samba, o samba é o DNA do brasileiro, ou você se rebela, ou você se rende. E é melhor se render, com certeza.    

Semana de arte moderna.


Eu estava lá, naquela semana que celebrava o novo, há 91 anos atrás, na indignação do Mario de Andrade pelo estagnado parnasianismo, eu estava lá, sim senhor, posando para o Abaporu, foi eu que cochichei no ouvido do lobo _ toca que eu canto...
E assim como eu, imperceptivelmente segui no anonimato e só depois percebi o que tinha acontecido naquela semana de 4 dias.
Aquela juventude careta, disse adeus ao passado e resolveu fazer o novo, em tudo inovou, começava ali o modernismo e ninguém percebeu. Só depois é que se viu, a cagada, que se tinha feito, um mundo inteiro pra se reinventar, inclusive o Amor, verbo intransitivo, e também a forma de amar, sim, eu "tava" lá.

Morador em Estado de rua.

Eu, onde eu moro!?
Eu moro no sapato.
É por isso que eu ando.
Ando por aí... juntando.

Juntando o quê !?
Catando o que já está junto,
pra não dá trabalho.
"Catá" as coisas dá muito trabalho.

Eu sou trabalhador?! Sou.
Depois que cato tudo,
levo lá, na comunidade
do outro lado da cidade

Pra "trocá", "trocá" por dinheiro.
Se eu consigo ser feliz?!
Com todo esse grau de "obstaculicidade".
ainda acho espaço pra felicidade.

Trabalhei ?! Firma?!
Já... Década passada.
Uniformizado, limpo,
Carteira "assinalada".

Quem é bom não se mistura,
acabei sendo mandado embora,
perdi de tudo um pouco,
fiquei sem nada.

Minha mãe?! Minha mãe era rezadeira
varria criança, pra "andá",
tirava mal olhado, morreu numa cadeira
fulminante, disse o doutor.

Onde eu moro?!
Ô rapaz presta atenção,
Ja disse que moro no sapato,
e é por isso que eu ando.



"Curtura pobre e curtura rica"


A cultura geralmente está ligada aos costumes de um determinado povo ou comunidade, isto é cultura nada mais do que um conjunto de hábitos de um determinado local ou região, ou etnia. Estes costumes tem origem em duas fontes principais, religião e política, embora as duas sejam muitas vezes associadas, a Religião e a Política de um determinado povo vai contribuir para ditar seus usos e costumes. Não podemos dizer então que a educação esteja associada a cultura, nem ao menos que determinado individuo pertencente a uma única cultura, é inculto.
Vemos então que quanto mais inserido em sua cultura, mais o individuo o representa, por exemplo o futebol, o carnaval, o samba, seu representantes, conhecendo a origem política e religiosa de seus hábitos podem ser consideradas cultas, nesta áreas, e incultos em outras culturas, o que vai passar pelo processo cognitivo, do entendimento de sua existência e de sua posição em sua cultura. O Brasil é um país rico em cultura, alguns costumes da cultura brasileira são reprováveis, perante outras culturas, como por exemplo a corrupção, a corrupção no individuo brasileiro já faz parte de sua cultura, por vários motivos, e não sejamos hipócritas em negar esta verdade. identificar ou diferenciar cultura de educação ajuda na formação de um ser melhor, que democraticamente será inserido na cultura que melhor lhe prouver. Este é o ser culturalmente correto, que tem opção de negar os maus hábitos de uma determinada cultura, mas, não negá-la por completo, extraindo o que lhe é melhor. Por isso a cultura da música erudita assusta tanto, nós brasileiros, por que não faz parte da nossa cultura e pobre daquele que se diz brasileiro culto e por conta da classe social, afirma-se mais,do que aquele que não frequenta os concertos carissímos que ocorrem nas capitais e principais cidades brasileiras, daqueles que ao invés disso dançam a catira.
A cultura está no envolvimento que se tem com a arte e de como sua produção o afeta.    

sábado, 9 de fevereiro de 2013

"Carnis valles"

Carnaval... do latim Carnis valles, Que significa prazeres da carne, conjunto de festas que antecedem a quaresma.

A Festa acaba em cinzas, numa quarta feira, que antecede uma sexta feira santa, imaculada, para os pecadores do domingo passado, que em seus devaneios carnais, celebravam a vida, fortalecendo a carne, gozando, comendo, invejando, luxuriando por aí, sem escrúpulos e nem pudor, usando camisinha, cantando, pulando para se redimir na sexta. sobreviventes de uma terça gorda, semana maldita, como pode o ser humano, agir desta forma, contra seus próprios instintos, festejar por que se tem o que festejar, nem que seja sua própria desgraça, e penar de dor de cabeça, por vinho barato, e não por que amanhã é quarta. Viver e antecipar o sofrimento por querer e não por que se pede, viver e antecipar a festa pra depois do choro, o que fazer se o mundo está perdido e tentar acha-lo é perda de tempo, viver, até morrer, em qualquer dia da semana em qualquer avenida, em qualquer lugar, preferencialmente no carnaval, numa terça de manhã.





Tela em branco

A arte, é expressa por um sentimento, uma pincelada de vermelho, dois ou três tons de verde, contornado, o carmim que escorre e goteja do pincel, ofende, questiona, através de um rosto, uma imagem, uma figura incompreenssível, um sorriso, ou sei lá...
Qualquer coisa que se manifeste, e encha os olhos, faça bem ou mal, pode ser considerada arte, mas, o que interessa não é a arte, a arte é só qualquer coisa, o que interessa é sua relação com ela, isto é cultura, isto é arte.
A cultura, não é só a informação, ou processar uma informação, a cultura é a capacidade de sentir, de se relacionar, de viver a arte, de reconhece-la, ao se encontrar com ela, de admira-la da e na forma que te toca, que te mexe. da forma que te procura, como uma mulher procura seu amante.
A arte se manifesta, mas, só a cultura pode reconhece-la.

Aguardem

O lançamento do blog Virtual esta marcado para dia 13 de fevereiro, em comemoração aos 91 anos da semana de arte moderna de São Paulo, semana esta que marcou a história da arte, na literatura, nas artes plásticas e no cinema, em comemoração ao evento que em 2022, completará 100 anos, e que provavelmente trará outro parametro para os artistas brasileiros.
Este projeto conta com apoio de comerciantes de Indaiatuba e região, e promete intensificar as ações culturais na cidade, proporcionando mais cultura ao acesso de todos.Algumas idéias fazem parte desta iniciativa, como um concurso literário, a divulgação de entrevistas sobre a cena cultural, um premio ao comerciante que promover mais cultura, e toda a idéia será bem vinda... vamos promover a cultura por toda a cidade. Venha conosco juntes-se a nós.

Dicas de livro.

Introdução a Literatura
Dos livros que li, os quais recomendo, agora esses talvez sejam os melhores.
"O Código da Vida" Saulo Ramos
Dois livros que li e acho que um complementa o outro são "Admirável mundo Novo" Adous Huxley, e "1984" de George Orwel, muito bons e é incrível como o "grande Irmão" e sua Visão foram deturpadas no sucesso televisivo " Big Brother" como reality show.
Dos clássicos nacionais acompanho Machado de Assis, Castro Alves, Manoel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Manoel Bandeira, pelo menos um livro de cada autor deste é interessante que se tenha lido para poder se falar de literatura. entre outros que se destacam, talves não menos importantes, estão Clarice Lispector, Mario de Andrade, Mario Quintana, Carlos Drummont, Vinicius de Morais, entre muitos outros.
Destaque para "Macunaíma", de Mário de Andrade, e "Os sertões" de Euclides da Cunha.
Tem um tal de Paulo Coelho, que de certa forma eu, confesso tinha um certo preconceito, que acabou se redimindo para comigo com o clássico "O Alquimista", embora seja um autor de pouco conteúdo literário, vendeu muito, e fica aí a dica.
Lembrei agora de um livro muito aclamado, que fala sobre diversos assuntos da realidade humana "O profeta" de Kahlil Gibran, muito bom também, e falando em livros desta categoria, um clássico que se assemelha com muita superioridade filosófica é o "Metamorfose" do Kafka.
Pra começar esses autores e esse livros devem ser apreciados, por todo amante de literatura.
Boa leitura.

Dicas de Filmes

Gostaria de fazer uma introdução falando de filmes que contribuíram para minha formação como cinéfilo, embora não o seja por completo.
Começo com um dos filmes mais românticos e filosófico, "O fabuloso destino de Amelie Poulain" filme que mudou minha vida. Esse tipo de filme muda a forma de vermos o mundo, e isso é muito bom. A partir deste filme, desencadeou em mim a curiosidade pelo cinema francês, que passa por "Janis e John" muito bom também outro filme também de fundo filosófico que me chamou atenção foi "Delicatessem" dica mor para quem gosta de filmes futuristas como o sucesso "V de vingança".
"O cão andaluz"dispensa comentários.
Existem obras épicas, que é claro merecem o respeito na história do cinema como "Ben Hur", "Coração Valente", "Cleópatra", entre outros, dos quais eu me refiro com muito respeito, pela dramaticidade verdadeira, dos quais merece destaque, um outro filme francês "Danton" cuja produção contou com a participação da Polônia e da Alemanha ocidental. Há também filmes que ficaram para sempre gravados em mim, como o russo "Stalker" de Andrei Tarkovsky e o Sueco "O Olho do Diabo" do gênio Ingmar Bergman, que tem entre suas obras o filme "O Sétimo Selo", clássico para os cinéfilos do mundo todo. Aproveitando também deixo a dica de um filme que se chama "Quem tem medo de Virginia Wolf", que nada tem a ver com o filme, mas que o livro entre atos me levou a vê-lo e admira-lo, mais tarde também me deliciei com a produção de "As Horas" esse sim baseado numa obra da autora.
"O tigre e a neve" Roberto Benigni"
No âmbito nacional, "O pagador de promessas" clássico, os filmes de Mazzaropi, também me alegram muito, por ser conterrâneo deste ícone do cinema nacional, mas, prometo falar mais sobre esta antiga fase do cinema nacional, pois há, ainda diretores que preciso conhecer mais profundamente como Glauber Rocha, na nova fase do Cinema Brasileiro, destaco, o primeiro filme após a liberação da produção cinematográfica, proibida pelo governo Collor, "Carlota Joaquina, princesa do Brasil", "O cheiro do ralo",  destacando como documentário o filme "Estamira", e outro com a missão de mostrar a realidade brasileira, "Saneamento Básico".
"Cinema, Aspirinas e Urubus"
Aliás, gostaria de parabenizar o cinema nacional pela qualidade de suas produções, destacando uma obra muito, mas muito boa que é "Estomago" um filme surpreendente com o que todo bom filme deve ter. Um abraço e até o nosso próximo encontro.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A verdade que nunca foi dita


Salve, vós integrantes de todo o mundo intelecto-culto e intelecto-néscio, bem vindos aos que por sua vez, são os próximos, nem os primeiros que já foram, nem os últimos que ainda não chegaram, a vós, todos os seres, que em fila aguardam sua vez, já é chegada agora, a todos que esperam, de uma vez lhes serão mostradas uma face da verdade, por uma vez olhada e admirada e capturada pelo glóbulo, côncavo, a janela da alma, lubrificada pela lágrima, e pelo cheiro de cebola, ou a carne que sente seu cheiro, ou pelo pulmão já pigarreado e por sua vez limpo, não de todo, mas, já bem aspirado, a vós mostro a verdade, nua e crua, vestida e cozida, a verdade, ou como se diz, em terras latino americanas, como a minha, “La verdad”, que enquanto somos, e quantos seremos que a buscamos e buscaremos, que por muito tempo embriagado, zonzos, ludibriados pela ausência da mentira que um dia será a a mais completa verdade que nunca aconteceu, e hoje nós sabemos que nunca irá acontecer, esta verdade que apresento só me foi revelada quando que por um momento, um breve momento lembrei-me de coisas que li, escritas em palavras velhas, em papel manchado de sangue, e lápis de grafites densas, e espessas, ao rever os romancistas do inicio da humanidade, a saber Moisés e seus amigos egípcios, ao conhecer Platão em pessoa, apertar-lhe a mão e tudo, ao sentir as feridas da na mão de Jesus, quando eu a ele estendi minha mão, alguns séculos atrás, que assim como muitos outros escrevinhadores e não escritores deixaram se corromper pela morte, eu, porém, não me deixarei corromper por esta vil e presunçosa experiência, serei imortal, na terra, e no céu e na água, e que me transformem no que quiserem depois que revelar a verdade, a estes que esperam por ela, somente a verdade absoluta, que agora vos revelo, já que não poderão me acusar de mentiroso, já que esta verdade somente pode não ter acontecido, como toda mentira.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Haicai, sertão musical

Dó mi fá, mi sol
lá si dé sol, mi fá dó
mi chu, mi fá lá.

Secou, o céu, de noite.
Orvalho aqui é água.
Nuvem deu no pinote
voou pra bem longe

O chão derreteu em pó,
as flores, tão que dá dó
num tem sede, que aguente
a falta d'água da gente.

Fugiu, a chuva
escorreu pelos "dedo"
a chuva, aquela que de água,
ta morrendo de medo.
 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MPB

_Chico, ô Chico, vá chamá Dona Canô, diga à ela que Caetaninho num sai do meu quintal, parece índio, pois, diga que, quando eu pegá esse menino, vo bota em cima de um pau-de-arara, vou manda-lo pra Sampa ... ele e sua irmã.
_Ô Chico, vá pra escola diga pra mãe de Pedro Luís, que Caymmi, o pescador, reservou uns peixinho fora d'água, do rio do nascimento, diga também...
E lá foi o menino, chutando pedra como se fosse bola... cantarolando, chinelo de borracha e camisa de tergal, borna no ombro, aporrinhado, assobiando, o hino nacional... lá foi ele...
Quando chegou de fronte a casa da janela amarela, viu por ali, uma moça, toda branquela, cabelo cacheado, se encantou por dois segundos, atravessou o monte e caiu, de joelho, prostrado, se levantou pela mão daquela donzela, que correu e balançou aqueles cabelos pretos, parecia câmera lenta, viu no chão uma caneta que pensou ser do lobo, procurou um papel e escreveu uma canção...
_é linda essa minha terra, cheia de flores, é linda... é linda essa minha vida, é linda... é linda minha rua, é linda...
E assim nasceu a MPB, de chinelo no dedo, borna, no ombro uma mulher, um tombo, papel e caneta.

APRESENTAÇÃO

Com o intuito de divulgar o conhecimento, de estimular a cultura, e mais, não só a obtenção, mas, a produção cultural na região de Indaiatuba, com o intuito de disseminar a semente cultural que encontra solo fértil, nestas terras carentes de identidade, numa linguagem, que priorize o entendimento do jovem, seja ele, culto ou inculto, seja ele aluno ou professor, que o acesso a cultura, seja direito e dever de todos, para que a elite possa dialogar com clareza com os menos abastados, afim, de sabermos o verdadeiro significado de nossa existência.
Sejam debatidas e questionadas, a 14° arte desde a primeira até a décima quinta, sem pudores e tabus, que as opiniões sejam questionadoras e esclarecedoras, mas, nunca supremas, que o extremismo cultural, se manifeste fisicamente por entre nossos semelhantes e que a vida seja celebrada pelo cinema, pela literatura, pelas artes plásticas, pelo pensar, pelo produzir, pelo trabalhar, pela derrota e pela vitória. Amém Cultura.